Deliríos do Clima

Quando olhamos um globo terrestre, sempre inclinado sobre a base, vale lembrar que as estações do ano são resultantes desta inclinação.

E até algum, não tão distante, tempo atrás conseguíamos saber a época do ano de calor, frio, etc. Pode esquecer. Estamos em pleno Outono e nada de diminuir esta fornalha em brasa aqui em São Paulo. Existem duas correntes, a que atribui este calor a destruição da camada de ozônio e os radicalmente contra, que afirmam não passar de especulação.

Não é esta questão que pretendo abordar, mas sim, como sobreviver com elegância suando e buscando um ambiente climatizado, o ar condicionado do carro a toda…,como quem caça a felicidade. Árdua tarefa. Para quem estava programando começar a usar seus belos casacos, ou minimamente uma peça de meia estação, sugiro bastante paciência.

Brasileiros do Rio de janeiro para cima ou de localidades do interior já estão mais habituados com altas temperaturas, mas aqui na capital já tivemos durante muito tempo o clima condizente com a estação. Temos que ir atrás de artifícios para manter a boa aparência. Meu carro já se transformou numa equipe de apoio, pois tenho ali sempre uma camisa extra e um necéssaire com kit básico de sobrevivência em dias de termômetro nas alturas. Ninguém fica bem todo suando, com aquela sensação de estar grudando, praticamente derretendo.

Esteja sempre munido de lenços de papel para conseguir se enxugar de quando em quando e mulheres, retoquem a maquiagem sempre que necessário. E este ritual de restauração da aparência deve ser realizado na privacidade, minimante no toalete. Vamos poupar os demais desta cena desgastante. Existem alguns artifícios como o botóx para as axilas em ebulição, mas sempre paliativos, pois o calor é fato e ponto.

Bela imagem aquela de outrora, elegantes senhores de paletó de linho e chapéu panamá e mulheres se protegendo do sol com uma sombrinha ou se abanando com muito charme com seus leques. Refrescantes recordações…

Enquanto escrevo este texto, o sol não está escaldante lá fora e observo pela janela algumas pessoas com algum tipo de casaco e aparência tranquila. Peraí, acabo de ouvir que a previsão é de máxima de 23 graus. Vou sair correndo para aproveitar e não perder este dia especial. Foi-se o tempo em que se fazia isto em dias quentes!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: