Fazer pose é muito cafona

Tudo o que é impostado, artificial e força a barra, não será elegante jamais. Personagens funcionam no palco, na TV, no cinema. Na vida nunca. Se você interpreta, finge ser alguém ou alguma coisa, isto não terá a base, a consistência necessária para causar admiração e respeito. E em algum momento, a máscara cai, a fantasia se desmancha.

A Etiqueta não é um acessório que você tira do armário e veste antes de sair. Aliás todo o cuidado na hora de escolher seus adereços. Eles devem, assim como a maquiagem, acrescentar positivamente ao seu visual e não chamar todas as atenções para eles e fazer com que sua presença praticamente não exista. A educação deve ser algo natural, que faz parte do seu comportamento em todos os momentos e em qualquer lugar. Sempre faço questão de lembrar que ninguém é obrigado a nascer sabendo, mas morrer ignorando é inadmissível. A elegância no vestir deve ser confortável. Ao colocar uma roupa você deve se sentir a vontade, no controle da situação. Ficar puxando a saia para baixo ou tentando levantar ou esconder o decote é completamente fora de propósito. Sapato apertado que faz a pessoa ficar se deformando em caretas ou querendo descalça-lo a cada oportunidade para se aliviar é o auge da falta de postura. Tire partido da moda, não permita que a moda tire partido de vocês.

A pessoa de boa postura fala baixo, porém perfeitamente compreensível e não comete erros de português. Nada de querer impostar um tom arrogante ou pretensioso, muito menos se perder rebuscando as palavras ou “soltando” expressões em outros idiomas. É ridículo. Saber se expressar bem é um dos melhores cartões de visitas. Ser bom de papo é sinal de traquejo e demonstra boa presença social e para isso a informação e estar atualizado é básico, mas saber ouvir é atributo dos verdadeiramente educados. Preste muita atenção ao contato visual, olhe nos olhos das pessoas e evite o estilão fashion, ao ficar de óculos escuros em recintos fechados.

O cavalheirismo nunca vai sair de moda, assim como o respeito pelos mais velhos e menos capacitados. As bases da Etiqueta devem ser o respeito e a generosidade. É fundamental jamais expor o outro ao constrangimento ou desconforto. Fazer tipo de bacana na pretensão de arrasar ou parecer chique é como usar bolsa falsa de grife famosa. É a pirataria dos bons modos, a falsificação da verdadeira postura elegante. E isso é muito brega.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: