A comunicação virtual nos remete imediatamente a praticidade, objetividade e clareza. Portanto, mensagens curtas, focadas e bem escritas são as mais indicadas. Vale lembrar que é sempre fundamental endereçar a mensagem a alguém e iniciá-la com uma saudação.
Identificar o tema que será abordado, mais do que gentileza, é uma obrigação.
Colocar no campo do assunto “oi”, “olá” e variações do gênero, em mensagens de caráter profissional, é algo totalmente fora do fora do contexto. Permita que quem recebe a mensagem priorize a leitura de acordo com a importância e a premência do tema.
Formatação, tabulação e alinhamento podem se perder na transmissão do e-mail, mas nem por isso você vai deixar de prestar atenção a isso ao enviar uma mensagem. Você só envia a primeira mensagem para alguém depois de autorizado ou ter pedido autorização para contato. Uma dica que pouca sabe: se uma pessoa lhe mandar uma mensagem cujo remetente tenha uma configuração como fabioarruda@fabioarruda.com.br, isso significa que ela também possui um site. Várias pessoas possuem um site e não utilizam essa forma de domínio. É uma opção pouco proveitosa. Isto é diferente de você querer usar um endereço separado para assuntos pessoais.
Cabeçalhos de e-mails anteriores devem ser limpos sempre. Mensagens enviadas para mais de uma pessoa não devem exibir os demais destinatários (ou seja, “cco”, ou cópia oculta), a não ser quando é necessário que o item com cópia esteja aberto a todos os envolvidos naquela mensagem (“cc”, ou cópia aberta). Lembre-se de colocar, no texto desse e-mail, que está mandando cópias para os destinatários identificados acima. Resumindo: spams são crime de invasão de privacidade e falta de respeito existente na internet.
O primordial a ser abordado aqui é a linguagem a ser usada na internet. A informalidade das abreviações deve ficar restrita a mensagens pessoais, chats, comunidades virtuais… enfim, não é adequada a um profissional elegante.
Imagens e fotos ocupam grande parte da memória do computador e podem dificultar o envio e o recebimento da mensagem. Assegure-se de que elas são realmente importantes. Caso contrário, elimine-as. Pelas normas estabelecidas pela etiqueta, mensagens escritas com letras maiúsculas significam que você está gritando. Cuidado: não é essa a idéia que você quer passar.Em contrapartida, enviar uma correspondência em que todas as letras são minúsculas
demonstra desleixo e preguiça.