Ao aceitar um convite, nunca chegar de mãos vazias à casa do anfitrião. Flores ou bombons são um gesto de delicadeza.

Numa festa de Natal ou final de ano, se informe do código usado. É um amigo secreto? Como foi feito o sorteio? Homem ou mulher? Qual o valor-base? Você não conhece todos os convidados????? Isso não é um problema.
Um livro de arte ou um DVD de boa música devem agradar à qualquer dos convidados.

Pequenos “mimos” para todas as crianças presentes são bem-vindos.

Caso seja inevitável levar mais uma pessoa com você, tipo um amigo solitário, ou um estrangeiro que seja seu hóspede numa festa de final de ano,informe teu anfitrião com antecedência!!!!! E, o mínimo que se espera dele, é que leve um presente prá anfitriã, e pequenos “mimos” para as crianças da casa, além de ser informado do esquema acertado, para que participe da troca de presentes.

Quando o anfitrião avisar que devem passar à mesa, se não houver cartãozinho de “placement” indicando o nome de cada convidado, aguardar que seu lugar seja indicado antes de se sentar.

O correto é que a pessoa mais importante, a homenageada ou a convidada mais idosa do sexo feminino, se sente à direita do anfitrião. Assim como a pessoa mais importante, o homenageado ou o convidado mais idoso, se sente à direita da anfitriã.

A primeira providência ao se sentar à mesa, é abrir o guardanapo de tecido sobre o colo. Abrir, apenas deixando uma dobra, pois guardanapo não é mantinha para as pernas……

A boca deve ser limpa na parte interna da dobra, assim o guardanapo quando for devolvido à mesa, terá a parte externa limpinha!

Sempre limpar os lábios antes de levar o copo à boca. Horrível as manchas de gordura em volta da beirada dos copos.

Tente acompanhar o ritmo da anfitriã. Não fique mais tempo do que ela comendo e comendo….repetindo e repetindo….mesmo que a comida esteja uma delícia!!!

Nem tão pouco “engula” a comida, deixando que a anfitriã termine sozinha a refeição.

Pode ser uma simples ervilha! Mas, se sirva dela apenas quando a anfitriã terminar de se alimentar. Só então pouse seus talheres paralelos, com os cabos voltados para a direita do prato. Código usado para avisar que você terminou a refeição.

Num serviço à francesa, quando os garçons apresentam as travessas pelo seu lado esquerdo e você se serve, a comida pode ser repetida quantas vezes for ofertada. Não se pode pedir repetições…….

Já num serviço americano – a comida oferecida em Buffet ou aparador – vale o bom senso!

Uma ida ao Buffet para a salada ou prato frio, e no máximo duas vezes para o prato quente e acompanhamentos. Não dê a impressão de que guardou a fome de dois dias para se fartar na festa…….

Sobremesas……isso é um problema!!!!!! São sempre tão lindas e tentadoras!!!!!!!!

Um pequeno mix de todas no mesmo pratinho é mais indicado do que inúmeras idas ao Buffet, voltando com porções imensas de cada vez!!!!!!!!!

Mesmo que você já tenha a fama de formigão!!!!!!!!

Apreciar uma boa bebida não significa beber até ficar chato e inconveniente!

Beba para apreciar e não para se embebedar!!!!

Café cigarros e charutos…….

Se você estiver em casa de não fumantes, nem pergunte se pode fumar!!! É óbvio que vão detestar o cheiro de cigarro se impregnando no ambiente!

Controlar os impulsos e vontades faz parte da boa educação. Espere sair ao ar livre e fume quantos cigarros quiser!

Indícios de “permitido fumar”: copinhos com cigarros, caixas de charutos, isqueiros, fósforos e cinzeiros! Muitos cinzeiros………

Qual a hora de ir embora???

Mais uma vez o bom senso deve ditar as regras!!!

Nunca seja o último à sair! E, se for o penúltimo e perceber que os anfitriões já estão cansados e até cochilando entre palavras, seja elegante e convide os remanescentes a aproveitar a abertura da porta para partir!

Pequenas regras e cuidados que farão de você, sempre um convidado bem vindo!!!!

Insisto: Etiqueta não é frescura! São códigos de comportamento estabelecidos para o melhor convívio entre as pessoas.

Fabio Arruda
Palestrante, consultor e autor de livros sobre Etiqueta e Comportamento, mestre de cerimônias.