Interessante pensar que nem sempre estarmos presentes a um evento significa, aos olhos dos organizadores e patrocinadores, o fato de sermos presenças marcantes. Parece complicado, mas não é.

Regra número 1: convites repassados não podem ser aceitos. Que vontade de ir ao evento X… mas o convite era destinado ao casal Y. Logo, sua presença não vai fazer a menor diferença. Aliás, pode causar aquele efeito devastador: “Passaram os convites adiante ? Jamais vamos convidá-los novamente”.

O horário do início do evento não foi colocado ali apenas por enfeite: “20 hs”, por exemplo, permite a chegada até às 20h30, OK ? Vamos eliminar o tal “Dar uma passadinha” ? É de mau gosto e sempre está fora do relógio (não do seu, mas dos organizadores do evento). Não tente ser múltiplo, seja único.

Jamais leve acompanhantes além dos inclusos no convite, ou seja, Senhor e Senhora Fulano de Tal é extenso apenas ao casal. Senhor Fulano de Tal e Família compreende as filhas e filhos que residam com o casal, sem namorados ou afins incluídos. Tente compreender o entendimento do organizador do evento. Por exemplo: esperam-se 100 pessoas; porém, com seus acompanhantes, as presenças podem totalizar 300 ! Isto estoura qualquer planejamento… e orçamento.

Mais detalhes: caso existam lugares marcados, nada de reclamar daquela mesa na segunda ou terceira fileira. A distribuição foi feita pelos organizadores, sejam eles os anfitriões ou profissionais contratados para tal. Fique feliz com o que lhe foi destinado. Quantos não foram convidados ?!

Jamais peça algo fora do oferecido. É de mau gosto e, muitas vezes, impossível. Não importa o nível de elegância do local, é um evento contratado, e cardápio + opções já estão definidos. David Copperfield também pode vir a ser uma figura contratada. E será muito cara; ou seja, não há mágica grátis. Aliás, reclamar ou criticar as atrações oferecidas é extremamente perigoso. Até os copos têm ouvidos… Acreditem !

O horário de saída, que em geral não está estipulado no convite, também deve ser alvo de atenção. Os últimos serão os primeiros… apenas nos ditos populares. Chegar no horário correto, e sair enquanto ainda há animação e quantidade de pessoas presentes adequada, também é prova de elegância. E aí a regra é o bom senso.

Se houver algum brinde ou souvenir, é um por pessoa.(muitas vezes destinado apenas às mulheres, o que me parece absolutamente injusto, mas…). Tudo combinado ? Espero que assim desfrutem mais dos eventos.