As debutantes

Os momentos marcantes da vida sempre serão lembrados e, de alguma maneira comemorados conforme nossos registros. O baile de debutantes, a maneira mais tradicional das meninas celebrarem seus 15 anos, representa um momento marcante de transição. Afinal sinaliza seu amadurecimento e sua elevação ao status de mulher. Modismos vêm e vão, mas sempre haverá aquelas que vão optar pelo tradicional “début” (estréia) em um pomposo baile ou numa linda festa particular. Existem as que preferem uma balada moderníssima ou ainda as que escolhem uma viagem. Todas as propostas são válidas.

Os bailes tradicionais tem estrutura bem definida. Costumam ser realizados por clubes ou instituições. Reúnem quinze ou mais meninas que já fizeram aniversários ou estão próximas desta bela idade e geralmente realizam o evento no segundo semestre. Uma comissão cuida de todos os detalhes, até com dois anos de antecedência e parcelam o pagamento, o que facilita qualquer orçamento. No dia elas são apresentadas uma a uma, por um mestre de cerimônias- já tive este prazer algumas vezes-e ao final uma banda ou grupo da moda faz um show. As famílias quase explodem de orgulho.

Nas particulares a debutante escolhe catorze casais para dançarem a valsa com ela e seu pai ou representante. Costumam definir como traje o Black-tie ou pelo menos passeio completo. Costuma-se definir uma cor para a gravata dos meninos ou algum detalhe das meninas. Durante a valsa a aniversariante vai dançando e apagando uma vela de cada casal, representando seus anos vividos. E depois todo mundo dança e se diverte celebrando este momento único.

Nesta data existe um dilema: servir ou não bebidas alcoólicas. Existem serviços de bartender que preparam drinques mais leves e pais que proíbem radicalmente. Vale combinar bem claramente para evitar excessos e momentos desagradáveis. E se a sua festa não vai ter nada disto, aproveite da mesma maneira e valseie na sua imaginação, saboreando cada segundo, afinal a estrela-princesa do dia, pode tudo.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: