Etiqueta no trabalho

Etiqueta Empresarial – Como se portar no universo profissional

O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e exigente, assim como a vida social tem suas regras de etiqueta, que devem ser observadas e assimiladas.
Não respeitar certos códigos estabelecidos pode ter consequências sérias e minimamente te fazer perder um bom negócio.

Existe um princípio básico: vida pessoal não pode se misturar com trabalho jamais. Levar problemas ou grandes alegrias pessoais para o trabalho vai causar incômodo na certa. Já que partimos do princípio de respeitar a privacidade, comece pela sua mesa. Nada de ítens particulares e evite fotos muito descontraídas. Ao invés de conferir uma certa pessoalidade como muitos acreditam, é uma exposição desnecessária de sua intimidade. Crianças devem ser orientadas a ligar para o trabalho de seus pais apenas em caso de emergência e demais assuntos domésticos ou românticos ficam para antes ou depois do expediente. Aliás romances dentro do ambiente profissional são uma bomba-relógio. Cuidado!

Respeitar a hierarquia é mais do que obrigatório, portanto por mais simpáticos e agradáveis que possam ser chefes tem posições superiores e devem ser respeitados. quanto aos colegas, por mais divertido que seja a amizade e o coleguismo necessitam de limites. “Panelas” e grupinhos são insuportáveis. Evitar falar de seus segredos é uma questão de sobrevivência, as paredes tem ouvidos. Isso vale também para o modo como você usa seu computador pois uma espichada de olhos pode ver se o outro está acessando algum site fora do contexto ou se divertindo com algum joguinho. Nem pensar.

O seu cartão de visitas deve ser prático e eficiente e conter as informações profissionais necessárias.O número de celular aparece apenas se este é de uso no trabalho. E lembre-se que o celular é um telefone móvel, ou seja as regras de uso são as mesmas do telefone fixo; peça licença para atender na frente de outras pessoas e não fale alto. Na verdade não existe nada mais desagradável do que as pessoas que não sabem controlar o tom de voz.

E para se vestir seja criterioso. Confira se existe um dress-code na empresa e o siga à, risca. Se é exigido gravata não deixe de usa-la e mesmo que seja um ambiente mais descontraído, isso não representa esculacho ou desleixo. Mulheres devem ficar atentas à discrição pois ser chamativa no ambiente de trabalho é o fim da picada. Tudo que é muito justo, curto ou sexy, deve ser abolido. E cuidado com saltos muito altos pois se “cair deles” acabou a elegância.

Em momentos descontraídos, como confraternizações ou happy- hours, lembre-se que a hierarquia deve ser respeitada e respeito é via de mão-dupla.

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