Oscar 2009

Eis um momento em que a elegância e as tendências da moda são alvo de todos os elogios ou críticas, afinal foi a entrega do Oscar. Emitir opiniões, favoráveis ou não sobre um assunto, não significa bajular nem atirar alguém na lama.

Mesmo que você não tenha assistido à transmissão, tenho certeza que já acompanhou pelos jornais e revistas, leu os comentários e formou a sua opinião. Só se fala deles:filmes, atores, atrizes, ganhadores ou não, que participaram daquela festa tão concorrida. O seu favorito não levou nenhum prêmio…” Que injustiça?!” Eis aí a primeira dica: em qualquer concurso existem vencedores e perdedores e o problema reside em saber torcer.Caso tenha reunido amigos para assistir à premiação e nem todos partilhavam das mesmas opiniões (ainda bem!), espero que tenham respeitado uns aos outros. Já pensou se um diretor, ator ou atriz tivesse se retirado do recinto logo após o célebre “The Oscar goes to…”?

No vestir, elegância não quer dizer este ou aquele estilista, cobrir-se de jóias dos pés à cabeça ( literalmente, havia uma sandália de brilhantes), nem usar um “trapo” qualquer querendo “fazer um gênero”. Cuidado ao tentar ser ” fashion” para não se tornar o tipo ” fecham” os olhos.

Neste ano houve muito glamour,que é um resgate da vida e não é frescura.Podemos encontrá-lo ou adicioná-lo aos mais simples momentos do cotidiano, que pode ter charme, nem sempre o de uma noite de gala, mas com detalhes especiais. A vida glamourosa, caprichada nos pequenos detalhes é muito mais agradável, leve, gostosa, e não necessariamente mais fútil. Achar a medida certa é o segredo para esta cerimônia e para a vida diária.

Diversas atrizes apostaram no vestido branco. Podemos perguntar se não é exclusivo das noivas, debutantes ou das que comemoram o Reveillon. E não é. Adequar a proposta à ocasião permite trafegar livremente por entre as cores e modelos. Penélope Cruz, que levou a estatueta de melhor atriz coadjuvante e apostou num branco vintage – roupa de outras décadas, original e retrô- de Balmain, estava atemporal. Uma roupa com muitos detalhes como esta, requer poucos adereços, para não correr o risco de parecer estar fantasiada. Ela usou apenas uma riviera – tipo de colar de apenas uma volta de brilhantes, batizada em homenagem a visão das luzes da Riviera Francesa – e dois grandes brilhantes nas orelhas. Não importa o preço das jóias, já que estas estrelas podem consegui-las até emprestadas, vale a dica: Roupa com muitos detalhes = menos acessórios.

Sarah Jessica Parker mostrava um colo maravilhoso e bastante farto, mas tinha atitude segura. É fundamental que você se sinta a vontade com uma roupa.Valorize seus atributos, mas cuidado com decotes exagerados ou roupas muito curtas, ficar “se ajeitando” a cada segundo pode cair no vulgar e despreparado.

Kate Winslet, ganhadora do Oscar de melhor atriz, surgiu com um vestido azul-petróleo com detalhes pretos preso num ombro só, e, mesmo sendo constantemente considerada acima do peso ou senhoril demais para os padrões determinados por Hollywood, não deixa de ser uma mulher interessante e elegante. Portanto não se renda a ditadura de magreza ou ao parâmetro dos outros. A moda tem recursos para disfarçar pequenas imperfeições,use e abuse deles. A diva Maryl Streep disse se sentir ganhadora por ter conseguido caber no seu vestido – como é elegante e agradável ser bem humorado.

Angelina Jolie, estupenda num “pretinho” – seu favorito- e apenas com dois brincos de esmeralda que realçaram ainda mais seus olhos, é estigmatizada como uma mulher sensual, e o será sempre, mesmo ao vestir uma burca. A maneira como você se comporta pode se tornar um rótulo. Pense se vale a pena e se vai sempre dar conta deste recado. Assumir diferentes estilos pode ser bem divertido e surpreendente.

E Shirley Maclaine, uma das apresentadoras das candidatas a melhor atriz, apareceu de smoking feminino – que é um clássico criado por Yves Saint Laurent – ao lado da linda senhora Sophia Loren, Marin Cotillard, Nicole Kidman e Halle Berry, todas em vestidos compridos espetaculares e pode para muitos ter parecido “simplezinha”. Respeitar os padrões de cada indivíduo é um caminho correto para a elegância. Atitude é estilo.

Este momento de aparição feminina estelar, aliado a reunião de cinco astros de primeira grandeza: Adrien Brody, Robert de Niro, Michael Douglas, Anthony Hopkins e Ben Kingsley – ressaltando que um usava gravata borboleta preta, um branca e os demais optaram por gravata preta comprida e demonstraram que postura própria e marca de estilo, cabem para homens tambem – quando anunciaram os candidatos a melhor ator será algo lembrado para sempre, pois dez ganhadores de prêmios dividiram a cena, com igual respeito, elegância e categoria, sem estrelismos ou egos inflados, com os dois vencedores deste ano. Brilhar, sem roubar a cena dos outros, isto é pura etiqueta, demonstração de segurança e boa educação.

Já Mickey Rourke, galã de outrora em 9 e 1/2 semanas de amor, já engordou para atuar e agora era candidato pela atuação como boxeador em decadência, não usou gravata, preferiu um summer – traje a rigor com paletó branco- mais uma vez quis atrair a atenção através do exagero e da transgressão. Conseguiu, mas de maneira negativa e efeito desagradável. Mesmo longe da beleza e charme que o marcaram no passado ele quase conquistou a estatueta por seu trabalho, o que mostra que quando o assunto é interpretação, independe do visual. Mas quem não gosta de ver pessoas elegantes e bem apresentadas, especialmente numa festa? O que é belo, harmonioso e, acima de tudo, bem cuidado, demonstra atenção para com os demais. Beleza é um hábito.Portanto, além de toda competência e talento, não descuide da aparência.

Fica uma sugestão que ouvi de uma senhora muito elegante: sempre antes de sair olhe-se no espelho, e , na dúvida ,retire algum item, jamais acrescente.

Não tenho a intenção de avaliar moda ou tendências, mas apenas lembrar que respeitar o traje adequado para cada ocasião, inclusive no cotidiano, é uma das regras da etiqueta.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: