Queijos e Vinhos

Na hora de organizar um eventos nos moldes, “Queijos e Vinhos”, vou deixar algumas dicas, muito úteis, que vão garantir o sucesso do momento.

A escolha correta dos itens desta combinação é o segredo da boa realização deste encontro.Os gregos antigos consideravam o vinho, um néctar dos deuses e o queijo uma dádiva divina. Que prazer! Existem queijos de sabor muito acentuado e vinhos muito encorpados. Vou sugerir, sem grandes pretensões, mas baseado na minha experiência, algumas combinações agradáveis.

Calcule cerca de 200g de queijo por pessoa e pode dividir assim:

30% de suaves, como Gouda, Itálico e Saint Paulin, acompanhados de tintos leves e brancos secos.

20% de queijos de mofo branco, como Brie e Camembert, divinos se acompanhados com damascos ou geleias a parte. Vale lembrar que sejam consumidos antes de amolecer e com vinhos leves.

15% de cremosos com sabores, com tintos leves ou brancos secos.

15% de fortes, como parmesão ou Grana, granulosos. Tintos encorpados são perfeitos.

10% de mofo azul ou esverdeado, como Roquefort ou Gorgonzola, que com tanto sabor, vão bem com tintos encorpados ou variedades de Porto.

10% de suíços, Gruyére, por exemplo, com tintos leves e brancos secos.

Pode variar , mas se concentre em 70% de vinhos tintos e trinta de brancos. Espumantes são bem vindos com todos os tipos. Calcule de 3 a 4 taças por pessoa, sem esquecer dos que gostam de beber um pouco a mais. Água com e sem gás e vamos a montagem.

Tábuas de madeira ou vidro e pode colocar plaquinhas com os nomes de cada um. Em pedaços inteiros, por menores que sejam, sem fatiar. Cestas com pães variados, calculando no máximo 100g por pessoa no total. Uvas servem para limpar o paladar e enfeitam muito. Mix de sementes e nozes acompanham muito bem e acrescentar frios é uma licença poética.

Agora, depois de todas estas proporções e harmonizações, vai meu maior conselho: curta este encontro, como devemos fazer com os demais da vida e permita-se acrescentar ou retirar os itens que quiser, afinal tudo cheio só de teoria, pode ficar monótono. Mas que vale a pena aprender, isto sim, é sempre válido.

Cheers!!! Tim-Tim e que tenham todos prazer com o que se comemora ou organiza!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: