Saber receber é um dom, ser um bom hóspede, uma arte !

Deliciosas férias de verão!

Nada como uma pausa para recarregar as energias.

É comum nessa época ser convidado a passar alguns dias em casa de amigos. Se aceitar, afinal convite deve ser satisfação e não intimação, siga algumas dicas e tudo sairá impecável.

Pergunte se deve contribuir com algo. Caso não peçam nada, leve uma peça útil ou decorativa para a casa, apenas se já conhecer o estilo da decoração. Aquele barquinho bem entalhado e multi-colorido, pode não agradar ao anfitrião da casa clean e high tech.

Levar chocolates é acertar sempre…mas me parece tão impessoal…

Inove: queijos e aperitivos ou revistas variadas são uma excelente pedida. Caso queira levar qualquer prato ou sobremesa, consulte antes a dona da casa, pois ela pode já ter um cardápio elaborado.

Já imaginou ser o portador daquele assado com batatas, mais saboroso do que o da anfitriã??? Ou levar uma torta de camarão, sem saber da enorme alergia que frutos do mar causam ao dono da casa???

Defina ANTECIPADAMENTE a duração da estadia. – Por mais que o anfitrião insista para que você fique mais um tempinho……lembre-se do combinado e vá embora, deixando aquela saudade gostosa que motivará próximos convites.

Ao chegar, informe-se sobre os horários e os hábitos da casa, e respeite–os religiosamente. Caso tenha que se atrasar ou não puder comparecer a algum dos compromissos avise com a máxima antecedência.( Mesmo alguns minutinhos antes do horário, vale ligar do celular, OK? )

O cacique do controle remoto da TV é o dono da casa, e o telefone que está ali pertence a eles!

Mantenha o seu quarto em ordem, SEMPRE DESTRANCADO, e arrume sua cama ao levantar, mesmo que existam funcionários disponíveis. Seus objetos de toalete, devem “morar” no nécessaire e nunca espalhados pelo banheiro. Enxugue a pia e saída do box após o uso. Marmanjos: não preciso lembrar da descarga e de abaixar a tampa do vaso.
Dica nota10: Ao final do banho, inspecione o sabonete ! Fios de cabelo fora da cabeça, são horríveis, sempre!

Se quiser ser muito agradável e original, que tal um dia acordar mais cedo e comprar flores ou guloseimas para o café da manhã, para enfeitar a mesa e os olhos de seus anfitriões?

É elegante convidá-los para um almoço ou jantar em restaurante, pelo menos uma vez.

E o truque de desaparecer “um pouquinho” , de vez em quando, para deixá-los à vontade, é infalível.

Essencial: seja uma pessoa de ótimo humor e bem disposta. Não há coisa mais desagradável do que aquele convidado que nunca tem vontade de fazer nada, não é solícito e está sempre de mal com a vida.

Existe um ditado horrível : Hóspedes e peixes, após alguns dias, começam a cheirar mal.

Vamos provar que nem todos se enquadram nele !

Ao partir deixe um envelope com uma gratificação para cada um dos empregados, afinal, foram pessoas que colaboraram para o sucesso da sua permanência.

Agradeça aos seus anfitriões( mesmo que não tenham sido , por quaisquer razões, os melhores dias de sua vida) e lembre-se de mandar um presentinho e cópias das eventuais fotos que tenha feito.

Não existe nada mais simpático!

Seguindo estas regrinhas, posso garantir que este será o primeiro de constantes convites.

Boa viagem!

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido por: