Tem também muita graça, servir uma sopa fria. Se o creme de aspargos ou a vichyssoise for servida num bowl …

Imagine um bowl verde escuro e uma atrevida folha de cerefólio delicadamente pousada sobre o creme off white? Impossível não achar lindo!

Uma mesa posta com pratos brancos e verdes, por exemplo, pode ficar deslumbrante!

Esta brincadeira pode alcançar os mais variados tons e texturas. Divirta-se!

Ah! A toalha deve estar impecável! Sem manchas nem vinco das dobras.

Os copos numa mesa dão um show à parte!

Com suas diferentes alturas e bem posicionados à direita do sous plat, de uma única cor, ou de cores variadas combinando com os demais elementos da mesa, de longe já dão visualmente uma prévia do que será o festim!

Arranjo de mesa.

Foi-se o tempo que apenas as flores podiam enfeitar o centro de mesa!

Frutas, legumes ou apenas folhagens exuberantes cumprem lindamente este papel.

Muito importante a altura do arranjo, pois nunca deve ser um incômodo visual para a descontraída conversa que deve se estabelecer entre os convivas.

Pequenos arranjos individuais, colocados logo acima do copo para servir água, podem ser uma delicada e criativa solução. Taças de consomé podem servir de base para pequenos arranjos. Permita-se!

Os elementos do arranjo da mesa não devem exalar nenhum aroma. Não é nada agradável comer com o cheiro forte de angélicas ou lírios brancos……..

Velas devem ser usadas apenas quando a noite estiver fria. Jamais durante o dia. E nunca no verão!

Preparar a mesa e todo o ambiente na véspera de um almoço ou jantar é uma experiência deliciosa.

Separar a louça e os talheres. A toalha já deve ter sido repassada ou mandada para a lavanderia.

(Uma frustração tirar da rouparia “aquela” toalha que você sonhou usar e ao abri-la, ver pequenas manchas amareladas de guardado……) – Transporte a idéia para uma mancha escandalosa no seu vestido mais apropriado para “esta” noite!

Ajeitar a luz, escolher o tipo de música…….As cortinas ficarão totalmente abertas?

A sensação de ir dormir às vésperas de um evento – sim!!!!! Até uma refeição em família deve ser considerada um evento! – com tudo arrumado e lindo é preciosa!

Mesmo que seja um evento descontraído.

Atenção! Descontração não quer dizer pouco caso e desleixo. Pensar que podemos deixar as coisas de qualquer jeito, sem capricho, “afinal é só família, gente de casa”…. O nosso maior prazer deve ser agradar aos nossos mais próximos, começando pelo seu pequeno núcleo: marido ou mulher e filhos e estendendo-se aos parentes e amigos. Vale a pena tentar.

Uma mesa bem arrumada e charmosa não depende do requinte dos utensílios, e sim, do cuidado em combinar as peças, do capricho de uma flor colhida no seu jardim, ou do destaque de uma peça de grande valor sentimental.

Os pequenos toques podem transformar o dia a dia em ocasiões especiais.

Tente!

Fabio Arruda
Palestrante, consultor e autor de livros sobre Etiqueta e Comportamento